quinta-feira, 14 de março de 2019

Lições sobre Investimentos #02 - CDB + Funça Cast #14

Olá!!! Estou aqui para ressuscitar uma série de posts sobre investimentos que comecei em julho do ano passado (como sou vadio), e estou retomando com aquela esperança de pelo menos uma vez por mês. Para quem não leu ou caiu de paraquedas aqui, segue o link abaixo do piloto:
http://funcabeta.blogspot.com/2018/07/licoes-sobre-investimentos-piloto-copa.html

Lembrando sempre que eu sei que existem N lugares na interwebs que explicam sobre o assunto, se vc fazer uma busca no google vc vai receber uma caralhada de material e tal... mas acredito que escrevendo o que entendi, tipo que dando aula sobre o assunto, fica mais fácil de absorver e entender 100% a matéria. Óbvio que não sou um bam-bam-bam do assunto, inclusive vocês estão livres para opinar, corrigir e acrescentar mais coisas no debate.


Vamos falar do CDB, que não é C* de burro, é Certificado de Depósito Bancário!

"O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa extremamente seguro, que é emitido pelos bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades." É praticamente a mesma coisa do tesouro direto, mas ao invés de emprestar para o governo, você empresta para os bancos, que te devolvem o dinheiro mais os juros.

Cuidado com eles, bicho!

"Mas a poupança não é a mesma coisa?" Não, meu nobre mandrião! Você pode escolher o banco que tem a melhor taxa de retorno de acordo com o que você tem, que sempre é maior do que a poupança. Normalmente bancos menores tem maior retorno, vale a pena dar uma pesquisada mais profunda.

Para investir você deve escolher uma corretora, não vale a pena comprar do seu banco, bancos grandes pagam menos. Eu uso a Rico, mas essa escolha fica a seu critério, tem várias no mercado.

Depois de escolher a corretora, você pode verificar quais CDBs estão disponíveis, qual a taxa de rendimento e por quanto tempo, pelo que vejo é bom comprar aqueles que dão retorno de 100% do CDI (CDI são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre Instituições que têm reserva e Instituições que necessitam de capital para repor o seu caixa. É a sigla de Certificados de Depósito Interbancário).

Esse que expliquei acima é chamado de CDB pós fixado, o mais comum que é atrelado a um percentual do CDI. Tem também os pré-fixados, em que a taxa de rentabilidade é fixa e acertada na data da compra, e os híbridos, um misto dos dois.


É considerado um investimento seguro, só dá ruim se o banco quebrar, mas aí tem os 250k garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para sua alegria. Ele é muito utilizado para diversificação, muita gente inclusive grande parte dos irmãos da finansfera tem um pouco de CDBs, e é muito fácil investir.

Investir em CDB possui custos. O primeiro deles é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Ele incide sobre o investimento apenas nos primeiros trinta dias de aplicação, depois é de boa. E tem também o IR (dos cães lazarentos do governo), em que quanto mais tempo investido, menos IR desconta.


Fontes:
https://www.tororadar.com.br/investimentos/cdb-rendimento-o-que-e 
https://blog.rico.com.vc/cdb-o-que-e 
https://www.infomoney.com.br/cdb 
https://www.modalmais.com.br/renda-fixa/cdb/cdb-o-que-e-qual-o-melhor-e-como-investir-em-cdb 

E é isso, eu não sei se escrevi tudo, qualquer coisa tem os comentários para acrescentar no debate, como eu disse acima não sou o bom da boca, como diria o Outro. E se você chegou até aqui, te convido para ouvir meu último Funça Cast, o de nº 14. Comentem lá, se inscrevam e ativem o sininho. Um abraço a todos!



2 comentários:

  1. Acredita que nunca comprei um CDB na vida? E olha que já tenho 43 anos, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó! Acredito, já que você é alfa investidorzal kkkkk... Para onde eu posso continuar, amigo? Um abraço!

      Excluir