segunda-feira, 16 de julho de 2018

Lições sobre investimentos #Piloto + COPA, que já acabou...

Olá amigos! Mais um post neste blog abandonado, toda vez tem que limpar as teias de aranha e as baratas mortas por aqui, mas estamos aí!

E neste post resolvi escrever sobre o que aprendi sobre investimentos e como investir, graças ao Homero que me deu a ideia, valeu pela dica! Ele tem um podcast sobre filosofia, visitem lá! https://www.youtube.com/channel/UCFRLwo9iBM4QVxFU0LnW15A

Sim, eu sei que existem N blogs que explicam sobre, se vc fazer uma busca no google vc vai receber uma caralhada de material e tal... mas acredito que escrevendo o que entendi, tipo que dando aula sobre o assunto, fica mais fácil de absorver e entender 100% a matéria. Óbvio que não sou um bam-bam-bam do assunto, inclusive vocês estão livres para opinar, corrigir e acrescentar mais coisas no debate.

Eu não sei o que falar exatamente, aí resolvi ver em meus posts e escolhi um tópico, que é sobre tesouro direto, que nada mais é do que uma espécie de empréstimo de seu tutu ao governo.


Ele possui uma data de vencimento em que você recebe o que emprestou mais os juros e é considerado renda fixa, um investimento de baixo risco, pois é um título do governo, e a chance do estado quebrar é pequena. Eu não acredito muito nisso mais pelo que a gente vê da situação do país, além que vejo o canal do Ideias Radicais, o governo por si só já é inimigo que enfia o dinheiro de nossos impostos no boga sujo.

Possui também liquidez diária, em que é possível você mexer no seu cascalho antes do período acordado, se retirá-lo em menos de 30 dias você paga IOF. Falando em impostos, tem as taxas que são cobradas semestralmente de 0,3% e você paga imposto de renda sobre os rendimentos.

Tem três tipos de investimentos, que são o prefixado, em que possui uma taxa fixa de rentabilidade, por exemplo, 12% ao ano. Assim, você vai receber os 12% todos os anos até a data do vencimento, independentemente das condições do mercado. Os prefixados costumam ser recomendados para quem acredita que os juros da economia vão cair no futuro.

O segundo tipo é o atrelado à inflação, que tem uma taxa fixa e uma variável de acordo com a inflação, e é ideal para quem quer proteger o dinheiro da desvalorização e manter o poder de compra no futuro.

O terceiro é o tesouro Selic que varia conforme a taxa Selic de juros. Esse aqui é o mais seguro e é o que comprei, seu rendimento é um pouco maior do que a poupança.

Para investir você deve escolher uma corretora. Eu uso a Rico, mas essa escolha fica a seu critério, tem várias no mercado, e já é possível investir a partir de 30 reais. Bom, é isso. Não sei se fui perfeito, se falei merda, mas tentei explicar conforme eu pude.

Fontes:
http://www.tesouro.gov.br/web/stn/-/cobranca-de-taxas-no-tesouro-direto
https://blog.rico.com.vc/tesouro-direto-o-que-e-como-investir


COOOOOPAAAAA!!!

OEAAAAAZOVSKY (OEA em russo kkkkkk)


Vamos falar da maravilhosa Copa do Mundo que acabou ontem com a vitória da França, e agora voltamos à programação normal de jogos modorrentos do Brasileirão. Eu nem assisto, mas para quem curte é uma seção de tortura de futebol nivelado por baixo.

Sábado tivemos a maravilhosa geração belga passando o trator na Inglaterra com um 2 x 0 que pqp, que time ruim, só tem jogada aérea, não sei pq acreditei nesse time kkkkkk

E ontem tivemos a França aproveitando as chances sobre a Croácia, 4 a 2, conforme a agenda dos illuminights (vejam vídeos no youtube sobre). Eu torci para os croatas, mas eu estava meio desencanado da vitória francesa. E é isso aí, 2022 tá aí... ou não!

Então é isso. Fiquem com a musiquinha da semana. Até mais!


2 comentários: