segunda-feira, 30 de julho de 2018

Sobre a frustração de não passar em concursos

Fala amigos. Estou meio atrasado, mas pelo menos tem post. Estava (e continuo) muito ocupado, principalmente nos estudos. E venho falar sobre isso que expliquei no título acima.

É óbvio que concursos topzera são para pouquíssimos. Tanto é que esses eu nem arrisco. O páia é você se preparar para chegar na hora H não conseguir dar o seu melhor. Nesse ano eu fiz vários, bem mais do que ano passado que deixei meio de lado por falta de ânimo para estudar. E eu percebi que cada vez mais que você fracassa mais você sucumbe à tristeza e a falta de perspectiva.

Um exemplo disso foi os concursos do TRT 2 e 15 que fiz prova para técnico judiciário. No 2 apenas acertei 26 e no 15 acertei 24. As duas provas tem 60 questões, nem vale a pena separar quantas eu acertei por matéria. E o sentimento depois de ver isso é pesado, principalmente depois que você estava confiante que fez uma boa prova. Você tenta enxergar o que foi que você fez, você acha que seu estudo não é suficiente. Para mim é ruim estudar de noite por me sentir cansado, então opto por estudar pouco, no máximo 1 hora, mas horário a gente não escolhe.

Eu não vou, e nem posso, dar uma de sad boy, dizem que concurso se faz até passar. Também não vou dar uma de palestrante motivacional, porque a vida não é fácil principalmente para quem é beta que foi fraco e deixou ser humilhado ao longo da vida. Pelo menos estou onde estou, não sei como não fiz loucura de pedir a conta, é encheção de saco toda hora. Caso eu não consiga passar em algum concurso, pelo menos vou tentar sair de onde estou através de uma transferência. E o principal, não perder a fé, o melhor é por nas mãos de Deus e fazer por onde. Um abraço a todos!


15 comentários:

  1. Funça, compre livros de questões comentadas, ajuda muito na preparação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, anon! Tem a internet também para procurar e baixar. Um abraço!

      Excluir
  2. isso é muito difícil mesmo.
    O que posso lhe dizer é o seguinte: tente identificar verdadeiramente o seu nível de inteligência.
    Eu penava em concursos de promotor e juiz. Só passava na primeira fase e bombava na segunda. Foram 4 anos seguidos nisso.
    Parei, refleti e conclui que aquilo não era para mim. Desci o nível. Passei a prestar concursos para auditor federal e semelhantes. Passei em 2 anos.
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica! Junto a isso é ter foco. Que nem você mencionou, ter foco em algo específico ajuda bastante, preciso parar com essa teimosia. Um abraço anon!

      Excluir
  3. Colocar essa musica pra tocar no spot agora,

    muitos concursos topzera são fraudados;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FA!!! Se é fraudado ou não eu nunca vou saber, a única coisa que sei é que não é pra mim. Um abraço amigo!

      Excluir
  4. Eu me inscrevi nesse concurso e nem fui fazer a prova, acabei desistindo.
    Sou funcionário público de baixo escalão, depois de empregado já fiz outros concursos e até fui bem em um deles, porém não fui bem o suficiente pra garantir a vaga.

    Sinceramente, apesar de alguns cargos oferecerem salários tentadores, acho que não vale a pena se martirizar por não passar ou não ir bem num concurso desses.
    Pra mim concursos estão cada vez mais lotéricos e a concorrência está insana, centenas ou milhares de pessoas concorrendo a 1, 2 ou 10 vagas dependendo do cargo, ou mesmo cadastros de reserva que não chegam a serem chamados.
    Lógico que seria bom ganhar 5, 6 ,10k mês, mas sabems que as chances de aprovação são pequenas até pela simples relação matemática candidato/vaga. Muita gente boa sempre ficará de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon! Um coisa que você disse e que mata é a concorrência, pelo menos você está na mesma situação que eu, e pelo que aparenta você está calmo. Tem horas que precisa acalmar um pouco e deixar as coisas acontecerem. Um abraço amigo, o que você disse me fez refletir melhor.

      Excluir
  5. Estudar 1 hora por dia e quer passar em Técnico judiciário pra ganhar R$9000,00? Infelizmente você realmente não irá conseguir amigo.
    Também estudo pra concurso, também trabalho 8 horas por dia, mas tem que arrumar mais tempo cara. Os caras que estão competindo conosco estudam 7, 8 horas/dia, TODOS OS DIAS.
    Quem sou eu pra dar alguma dica, mas se quer realmente passar, arrume mais tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabotador detected.

      Excluir
    2. Fala Rafael, que bom que você tem mais tempo e consegue estudar, você está mais próximo da aprovação, amigo! E TJ o salário é 6,8k, se fosse 9k tava melhor ainda. Um abraço!

      Excluir
  6. Pois é. Concurso é complicado mesmo. Estou pra fazer um tópico no meu blog sobre isso. Falando da minha trajetoria, tipo de estudo, tempo, e quais concursos passei.
    Mas te digo de antemão. Não desista. Por mais burro ou inteligente que vc acha que seja. Continue tentando. Continue estudando. Alias, os estudos são como os investimentos. Levam tempo para fazer efeito. Mas depois que fazem, os "juros compostos" fazem você voar. Então, do mesmo jeito que tenta economizar cada centavo para investir, tente pegar cada minuto do seu dia para estudar. Ta de bobeira no almoço? Estude. Veja uma video aula. Ouça uma audioaula, ou a Constituição Federal em audio. Tem inumeros jeitos de você conseguir ganhar tempo para estudar. Basta otimizar suas atividades.
    Eu tinha no espelho do banheiro e na parede da frente da privada do banheiro varios esquemas de estudo. Eu ia escovar os dentes? Estava olhando e lendo para a Arvore do Crime pregada no espelho. Eu estava cagando? Tinha a CF do lado para ler. Então, basta tentar esses pequenos lembretes espalhados pela casa. São de grande ajuda, principalmente para decorar as coisas importantes. =)

    Mais informações no eu futuro post. hehe
    Grande abraço. Sigo te acompanhando.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Papa Fox! Obrigado pelo comentário! Bom para dar uma chacoalhada. Um abraço amigo!

      Excluir