sábado, 28 de abril de 2018

Sobre concursos e minhas técnicas lixosas

Olá, nobres amigos! Finalmente tomei vergonha na cara e parei de requentar post de meu blog antiquíssimo que nem existe mais (ou existe, sei lá), e eu já venho com um post muito mamilo! (Quem se lembra do meme? kkkk)


Pois é, venho falar sobre concursos públicos, amado por uns por ser uma oportunidade do beta entrar no mercado de trabalho por meritocracia (tirando a parte das cotas, mas beleza), odiado por outros por ser um covil de chupins das tetas públicas (eu concordo). Bom, darei minha opinião sobre. E ela se baseia na seguinte questão: você vê essa mania de concursos públicos nos países desenvolvidos? E nos países mais abertos ao mercado, mesmo sendo mais pobres? Então... Tanto é que nos EUA quem trabalha no serviço público é visto por fracassado e tem salários mais baixos comparados ao bostil no quesito qualidade de vida e status.

Mas estamos no cusil, e aqui a banda toca diferente. Nosso salário não vale nada na iniciativa privada, terminamos o ensino superior para ganharmos um barão e meio, 2k. Temos poucas exceções, mas infelizmente a regra é essa. E é aí que entra a esperança do concurso (isso se você não conseguir sair do país antes, nem que seja pra ser peão), de se ter salários melhores e de ter a tão sonhada estabilidade depois dos 03 anos de estágio probatório, no que só não consegue se fazer uma cagada épica.


Os concursos se dividem em 02 níveis. No nível mais baixo, vem os concursos de prefeitura e do estado: poucos cargos que pagam bem e muitos cargos com salários ruins, o que é meu caso. Foi o que eu consegui, sendo auxiliar administrativo e camelar muito na secretaria da alienação cheio de putinhas e balzacas gamers enchendo o saco direto. Ganho 2,3k + VT e VA, o que dá para ter uma vida razoável se você mora com os pais e não tem muitas despesas. Hoje em dia todos os cargos são bem disputados, ou seja, já é bem difícil entrar e é mais "tranquilo" de estudar.

No nível maior temos os concursos federais, os de carreiras policiais, tribunais e fiscais, que pagam um pouco melhor para os cargos baixos e pagam muito bem os cargos altos, como um analista judiciário ou um fiscal da receita. O salário mais baixo fica em torno de 7k para se ter a ideia. Mas a concorrência é absurda, e o tempo de estudo também tem que ser maior. E já digo uma realidade: os cargos pica são para poucos, são para psicopatas que tiveram um preparo foda para ter esse privilégio, em que a maioria dessas pessoas já vem de famílias abastadas.

Temos também os cargos em comissão ou cargos de confiança, em que basta ser amigo de político ou ser filiado do partido da situação e tem salários melhores que os concursados e fazem menos, o que na minha opinião são esses FDP que deviam se foder e que não deve ter esse tipo de cargo. Mas não se esqueçam, aqui é bostil, e essa é uma alternativa válida, se você ter um político como contato você tem chances boas (coisa praticamente impossível para nós, betas).

Agora vem a questão: como estudar? Tem gente que opta pelos cursinhos famosos, como o Estratégia, o Alfacon etc. Eles tem metodologia de estudo e o material é bem condensado, ou seja, mais direto de acordo com cada edital. Se você tem grana e se quiser fazê-los, beleza, eu não sou contra. O soda é você ficar pagando por muito tempo e não passar. Tem também os materiais que você procura na Internet, uma gúgada vc acha muita coisa, outro meio são os grupos de concurseiros no faceboga da vida, eles compartilham materiais e links para você baixar.


Quanto ao estudo em si, como só tenho tempo à noite, uso de 1 a 2 horas por dia e eu estudo uma determinada matéria, ex. direito constitucional. Aí no fim de semana eu aumento essa carga de estudos e faço revisões desta e de outras matérias. É de grande valia ter um caderno para fazer anotações, o que fica mais fácil de revisar nele depois. Eu vejo mais videoaulas do que ler textos em apostilas e PDFs, mas é bom também ler principalmente a lei crua e compreendê-la pelo exemplo passado na videoaula que você anotou em seu caderno.

Lembrando que cada pessoa tem seu método e ritmo, o meu não é 100% infalível, se você puder estudar mais tempo, melhor ainda. Eu só faço isso porque eu fico muito cansado depois do dia e é menos puxado, e mesmo assim tem dias que vacilo feio. O bom disso tudo é moldar o método do seu jeito e segui-lo como um hábito. E aí, qual é o seu? Estou no aguardo de suas opiniões nos comentários, e peço para não esculachar muito (o que é praticamente impossível em se tratando de internet kkkkkkk). Um forte abraço!!!

15 comentários:

  1. muito boas suas dicas de estudos para concursos, porém esqueceu de mencionar o principal fator para ter um melhor desempenho nos estudos, que é o foco e a atenção, eu por exemplo como moro em um bairro vileiro perifento, onde tem um bar na mesma rua, e uma conveniência quase em frente a minha casa, então já dá para imaginar o nível absurdo de poluição sonora que os chimpas fazem por aqui, tem horas que é quase impossível manter a concentração, queria que aqui na minha cidade existisse alguma biblioteca que ficasse aberta 24 horas por dia, pois só assim poderia estudar sossegado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Operário! Bem lembrado, eu esqueci de colocá0lo no post. Realmente lugar barulhento cheio de chimpa com aquele ar de pobreza atrapalha e muito. Quanto à biblioteca, se vc conseguir uma que pelo menos feche às 22h já quebra o galho. Boa sorte, amigo!

      Excluir
    2. Que situação hein meu caro!boa sorte!

      Excluir
  2. Sobre as tetas em Câmara de vereadores:

    Tenho um conhecido que é edil de segundo mandato. Ele conseguiu colocar um primo como secretário de esportes, uma amiga e a mulher em postos de salário bom.
    Acho que ele tem direito a uns 5 assessores e ele pega o VA deles e dá para outros 5 a título de gratificação por trabalharem na campanha.

    Fellipe Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Fellipe! O foda de estar em serviço público é que às vezes você vê falcatrua mas não pode fazer nada... Um abraço!

      Excluir
    2. Por isso que voto nulo nessa porra. Deixem de ser cucks contribuindo pra Bolsonaro, ou Cuckiano ganharem 30k por mês e ainda colocar parentes e amigos na mamata. Eu acho isso um absurdo.

      Excluir
  3. Boas dicas. Dois mil e trezentos é muito dinheiro. Quando eu servia no exercito ganhei meu primeiro 13, de mil e duzentos e achei uma bolada.

    Faça um post contando como é seu trabalho, o dia a dia na secretaria.

    Quanto tempo passou pra você ser chamado?

    É nível médio?

    Teve um concurso aqui que abriu mas eu perdi a inscrição.

    As vezes eu fico cogitando largar medicina e prestar um concurso.

    Mas a demora pra ser chamado, e a falta de dinheiro pra custear a passagem pra uma cidadezinha, fazer a inscrição, voltar, fazer a prova, voltar novamente (e algumas ate ter que alugar casa ou quitinete para comprovar endereço no local) mostram que a melhor a se fazer é continuar no curso mesmo.

    Procurar emprego nao rola. Sei como são as coisas no Brasil.

    So preciso de um carro, e um capital inicial. Quero empreender no ramo da confeitaria. Abrir uma loja, etc. Nao pagando aluguel, mas também nao reformando minha casa, porque vizinhos brasileiros são invejosos, tem que ser num lugar novo, porém que não seja alugado de preferência. Tem umas maneiras de fazer isso.

    Mas enfim, planos futuros..

    Abraço. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Futuro Alfa! Não sei onde você mora, mas esse salário já não é uma bolada em cidade de média pra grande (meu caso), mas os descontos são poucos, e ele não fica menos de 2k.

      Quanto ao post, vou ver com mais calma, e o meu concurso é nível mérdio e levei quase 2 anos pra ser chamado porque fiquei em uma colocação mais abaixo, até fiquei apavorado que não iam prorrogar, mas daí prorrogaram. Nesse meio tempo vc pode ver concurso pra nível mérdio, nem que seja de operacional, o valor da inscrição é mais baixo

      Quanto à empreender, só desejo boa sorte, que você tenha fé e vá à luta, se tivesse cabeça para tal eu faria isso. Um abraço amigo!

      Excluir
  4. Olá!

    "pagam muito bem os cargos altos, como um analista judiciário ou um fiscal da receita" - fiscal da receita é um alto cargo, mas analista é intermediário no judiciário. Alto nessa área é juiz, promotor etc.

    recomendo esse livro (pode ser encontrado na web):

    https://acervost.blogspot.com/2017/01/livro-manual-de-um-concurseiro-alex.html

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Scant! Obrigado pelas dicas! Concordo contigo quanto ao nível, mas eu considero o analista já na base dos altos cargos, pois pagam uma boa quantia mesmo não sendo aquele salário top. Um abraço!

      Excluir
  5. Concordo com o Scant (eu e ele somos Analistas do Judiciário Federal). Top no judiciário são os juízes, Deuses, na verdade. Se passar num concurso da magistratura, automaticamente você vira um alfa social, todo mundo vai babar seu ovo.

    No Federal têm vários cargos do Executivo que pagam por volta de 3k (carreira PGPE, pesquise aí), que aumentam com o passar dos anos, em final de carreira chega nos 4,5k.

    Eu já fui dessa carreira, meu primeiro concurso. Na época pagava menos de 2k e pra mim já era muita grana. Graças a Deus dei o pé de lá.

    Vc pode conferir os salários do executivo federal nessa tabela:

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/servidor/publicacoes/tabela_remuneracao/2018/tabela-de-remuneracao-74-janeiro2018.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IC! Realmente eu nem conto os juízes por ser praticamente deuses; passar em um concurso no judiciário já está com a vida feita, mas é como eu disse pro Scant, eu olho conforme o salário.

      Pensando bem, preciso enxergar também como que é o serviço, às vezes não adianta estar em um cargo top se o serviço for páia, onde estou já é bem cheio de encheção de saco, imagina em um lugar com um ambiente mais pesado. Um abraço!

      Excluir
  6. Fala Paul! Tudo tranquilo? Vi sua recomendação e vim parar aqui no blog. Infelizmente cara eu tenho problemas com desciplina e concentração. Algo sempre me tira a atenção dos estudos. Principalmente quando vem o instinto chimpasde ver pornografia.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala POA! Muita gente tem esse problema de falta de foco, eu me incluo nisso, o negócio é ir pegando aos poucos, ir devagar para ter o hábito. Qualquer coisa tem técnicas de concentração na internet que você pode usar e treinar. Um abraço, amigo!

      Excluir