sábado, 7 de abril de 2018

Vergonha e fracasso


Olá nobres mandriões! A falta de tempo me mata, e como prometi pelo menos um post por semana, aí está. Bom, o título diz tudo, tenho vergonha até de escrever sobre a vergonha, mas é nessas horas que temos que ser sem-vergonhas!

Tive essa brilhante ideia porque não conseguia fazer o tal do networking com as pessoas no Linkedin. Eu via os perfis, todos são executivos, gerentes, analistas, diretores, e eu sou, melhor, eu estou naquela classe de quem ganha pouco e se fode muito. Sei que os cargos superiores também se ferram em busca de resultados com prazos mínimos, mas eles ganham muito mais e conseguem se relacionar melhor com o ambiente de trabalho. Tenho opiniões um tanto quanto ácidas, não sou puxa-saco, até porque essa raça vai queimar no espeto do capeta; mas me sinto isolado.

Pois é essa vergonha que eu passei quando vi os perfis, é essa vergonha que passo agora. Para vocês terem ideia do que digo, vejam um perfil qualquer no Linkedin. Você vê as habilidades, as realizações, a experiência da pessoa, enfim, todo o conhecimento adquirido durante a vida profissional. Enquanto isso, eu tenho mais fracassos. Nunca tive sorte, apesar de ter algumas oportunidades. Comecei trabalhando como operador de caixa em um hipermercado, aos 19 anos. DEZENOVE ANOS!!! E pra quem corre atrás de uma colocação desde os 14 é um tapa bem dado no ego.

E depois que eu vi esses perfis, comecei a pensar em meus fracassos, em minhas frustrações, pessoais e profissionais. Fico pensando o quanto eu perdi na minha vida, apesar de ter muita coisa ainda pela frente, mas que eu podia ter aproveitado antes, e abandonei tudo isso justamente por medo de fracassar de novo. Lembrei do episódio do Tela Class na MTV, do Hermes & Renato, "Memórias de um ninja lóki" e tinha o velho, bem no começo do episódio, falando da vida dele, daquele jeito Hermes & Renato de ser:


"Já passei por poucas e boas nessa vida, já me fodi muito, já dei porrada, já tomei muita porrada também, já fui atropelado por um Chevette, já comi travesti, já casei com puta, fui vendedor da Avon, já perdi um rim, já atropelei 5 pessoas no ponto do ônibus, até joguei no Flamengo, já fui taxista, já fui assessor do Collor".

Apesar da vida do maluco ser uma devassidão extrema, só fazendo merda e frequentando a putaria, esse cara, se existisse, conseguiu aprender a viver, com suas vitórias e derrotas. Sei que preciso aproveitar a vida, sei que preciso ter conhecimento, mas acima de tudo, preciso aprender qual é o esquema desse mundo, preciso tentar compreender as pessoas e ver o que errei para tentar acertar depois.

Pelo menos passei em um concurso, continuo sendo nada mas tenho certa estabilidade, se eu não fizer uma cagada grande ou não armarem uma super arapuca, se bem que as duas hipóteses são quase impossíveis de acontecer. É isso por hoje, esse tema é meio duro e difícil de dizer, mas tentei. Comentários e sugestões abaixo. E vamos tocando a vida!

13 comentários:

  1. Não se iluda com perfis do Linkedin! Aquilo ali é tudo maquiagem, as pessoas colocam um monte de termos em inglês, cursos que não servem pra nada se é que existem, e pra coroar uma foto de terno ou de roupa social, cabelo arrumadinho... TUDO FALSIDADE! Ai vc vai conhecer o cara num ambiente de trabalho e é uma arrombado enrolão, puxa saco ou então alguma mulher que não sabe nem conversar direto. Ridículo!

    Aliás não se iluda com perfil nenhum, de rede social nenhuma. A gente já se engana com as pessoas pessoalmente, imagina via redes sociais onde todo mundo quer ser gostoso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirano, disse tudo e mais um pouco, merece aplausos! Um abraço!

      Excluir
    2. Tirano seu comentário é generalista.
      Com que exatidão você pode afrimar que tudo é falsidade?
      Velho, só porque os caras têm um currículo melhor que o seu eles estão mentindo? Larga mão de ser invejoso.
      Existem pessoas que mentem? Sim, mas só porque algumas pessoas mentem você generalizar que todos os currículos são falsos e os termos em língua estrangeira não servem pra nada é de uma estupidez extrema, sem falar na ignorância que você demonstra, mude o disco, saia dessa matrix de ficar criticando tudo.

      Excluir
    3. Tirano e seu comentário baseado no senso comum, mal ele sabe que Romero Rodrigues, Luiza Helena Trajano, Nizan Guanases, Sofia Esteves, Gustavo Caetano, Abílio Diniz e inúmeros outros possuem perfis no linkedin, é besteira comparar linkedin com facebook ou outra rede social.
      O cara acha que todos mentem no linkedin, que comentário mais senso comum, deveria pesquisar mais antes de expor sua opinião ridícula no ambiente virtual.
      Deveria generalizar menos e buscar entender o que é o linkedin.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Apagou o comentário? Ficou com medo imundinho? Seu vagabundo safado.











      Excluir
    6. huahuauahauauh óia o cenário de guerra aí, já não basta na Síria... Qualquer opinião é bem vinda, o debate é válido, o indivíduo só muda a opinião de si mesmo.

      Excluir
  2. Concordo com a opinião do tirano e isso vale pra todas as redes sociais. Tem muita gente que você imagina ser de um jeito e quando vai ver pessoalmente, é totalmente diferente daquilo que se pensava.

    Quanto aos cargos de chefia, pelo que já ví e vejo, todos tem suas responsabilidades, nada é de graça.
    Mas tem muito ocupante desse tipo de cargo que empurra tudo pros subordinados e transfere pra eles o máximo da responsabilidade por qualquer erro que acontecer.
    Quando algo dá errado o chefe nem se dá ao trabalho de entender o porque de tal situação, simplesmente joga tudo nas costas do cara, isso quando não fala mal do funcionário pros outros, deixando a pessoa numa situação difícil.
    Quem não puxa saco ou faz política e tiver a infelicidade de ter um chefe que não vai com sua cara, tem tudo pra ter dor de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon! Concordo contigo, o complicado para um beta é se expressar e se impor nesse "teatro", aí ele vai só camelar, ser burro de carga. Como diria o grande filósofo Rica Games: esse mundo é só de dinheiro e aparência. Um abraço!

      Excluir
  3. Qual sua idade Funça Beta?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Paul,

    Esqueça isso de beta e tubarão, isso é balela. Busque o conhecimento é ele que diferencia as pessoas, aquelas que tem conhecimento e aquelas que nao tem conhecimento. Ninguem nasce sabendo, e esqueça rede social, felicidade nao aparece em foto, escolha uma filosofia de vida e carpe dien.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista
    https://investidorerealista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Investidor e Realista! Obrigado por me add, já fiz o mesmo, vou dar uma passada por lá!

      Concordo que devemos buscar o conhecimento tanto no profissional quanto no pessoal, no social, mental, espiritual etc., lição essa que aprendi tarde, mas fazer o quê, não tem jeito de voltar 15 anos de nossa vida.

      Agora ser carpe diem aí não dá, devemos estar preparados para tudo, para as coisas boas e para as adversidades, e tomara que seja mais de coisas boas. Eu não acredito nesse negócio de viver o momento, temos que extrair o máximo possível do hoje pensando no futuro. Um abraço amigo!!!

      Excluir